Curriculum Vitae

pdftransferir uma versão expandida, em formato pdf

António Luís Valente, nascido em 01 de Outubro de 1962, na freguesia de Figueiró (Santa Cristina), concelho de Amarante, distrito do Porto. Casado, 2 filhos. Correio electrónico: valente_at_ie.uminho.pt ou valente.luis_at_gmail.com

Posição Actual

Professor requisitado no Centro de Competência TIC na Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga.

Investigador colaborador do Centro de Investigação CIEd, Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Membro da Comissão Técnica do projecto Casa das Ciências/Fundação Calouste Gulbenkian

Vogal da direcção da Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM) e membro da direcção da revista EFT Educação, Formação & Tecnologias (eft.educom.pt)

Correspondente editorial do European Journal of Education (EJE)

Formação Académica

Doutor em Estudos da Criança, na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho.

Especialização em Educação – Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, em 2000, obtida pela frequência com aproveitamento da parte curricular do Mestrado em Educação.

Especialização em Administração Escolar pela Universidade do Minho, em 1998.

Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica Inicial, especialização em Novas Tecnologias e Imagem, pela Universidade do Minho, em 1995, equivalência a licenciatura.

Curso do Magistério Primário em 1984, pela Escola do Magistério Primário de Penafiel.

Experiência

Docente do Ensino Superior Público

Docente do ensino básico - 1.º Ciclo em 1984/1985 e de 1988 a 1996.

Coordenador da Educação de Adultos no Concelho de Felgueiras em 1985/1986 e Monitor de Educação de Adultos entre 1986 e 1988.

Bolseiro ERASMUS em 1994, na Universidade de Derby, Inglaterra.

Docente requisitado com funções técnico-pedagógicas na equipa do Centro de Competência da Universidade do Minho entre 1997 e 2008. Destacado no mesmo Centro de Competência e com as mesmas funções desde 2008.

Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, Vídeo e Audiovisuais (B15, C15 e C16). Nessa qualidade tem larga experiência na formação de Professores tendo orientado acções de formação nas áreas para as quais está acreditado, no Centro de Formação de associação de Escolas de Felgueiras, no Centro de Formação de Associação de Escolas de Amarante, no Centro de Formação de Associação de Basto, no Centro de Formação de Associação de Penafiel e no Centro de Formação da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC).

Avaliador especialista de Oficinas de Formação na área das Tecnologias e Comunicação Educativa e do e-Learning promovidas pela Associação Nacional de Professores, Centro de Formação de Entre Homem e Cávado, Centro de Formação de Vieira do Minho, Centro de Formação da Póvoa de Lanhoso, Centro de Formação de Baião (extinto), Centro de Formação de Cinfães, Centro de Formação da DGIDC.

Avaliador externo dos Centros Novas Oportunidades.

Integrou Comissões Organizadoras de Conferências internacionais, entre elas, a Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação: Challenges 1999, 2001, 2003, 2005 e SIIE2005, 2007, 2009; Encontro @rca Comum 2010; Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação (JCDE 2010).

Integrou o painel de consultores de projectos nacionais na área da educação, como por exemplo, o Projecto Braga Digital e o portal “Casa das Ciências” Universidade do Porto/Fundação Calouste Gulbenkian.

Integrou equipas multidisciplinares em diversos projectos europeus no âmbito do programa IST - Information Society Technologies – de que são exemplo ZAP, eSchola, ValNet, CONECT e SeguraNet e outros projectos de investigação desenvolvidos em parceria, como o projecto “Hyperscore nas Escolas” (2007) Casa da Música / Harmony Line; “Concepção e desenvolvimento de conteúdos educacionais multimédia e radiofónicos para a educação a distância” (2006) Banque Africaine de Développement/Universidade do Minho, Pigafetta (2009-2012).

Membro da direcção da revista científica na área das Tecnologias da Informação e Comunicação “eft – educação, formação & tecnologias”, propriedade da Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM). Membro do Conselho Fiscal da Associação de Animação Sócio-Pedagógica dos Professores de Amarante (AASPA) da qual foi Vice-presidente entre 2003 a 2005 e associado da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI); da Associação Portuguesa para a Literacia (LITTERA); da Arca Comum Associação; Associação para o Desenvolvimento de Projectos e Estudos em Avaliação (ADPEA); da Sociedade Española de la Camélia (SEC); da Associação OpenID Portugal; Co-fundador do Grupo Desportivo e Recreativo de Santa Cristina (Amarante, 1980).

Autor independente de software multimédia educativo (Para Gostar de Ler – Histórias para Aprender, premiado pelo Ministério da Educação em 1997, não editado; SPAC, premiado pelo Ministério da Educação em 1998, editado em 2002) e autor da tradução para Português de diverso software de utilização livre e de código-fonte aberto: Ardora (www.webardora.net); LIM (www.educalim.com); HagáQuê (www.nied.unicamp.br/~hagaque/); TextToys (www.cict.co.uk/software/textoys/non_english.htm); Diagram Designer (http://meesoft.logicnet.dk/); Freemind (http://saccum.blogspot.com/2007/01/mapas-de-conceitos.html); FLE3 - Future Learning Environment (www.nonio.uminho.pt/kitfle), autor da tradução e adaptação da plataforma, manuais e alguns Add-in; Squeak etoys (www.squeaklandia.pt), autor da tradução e de algumas melhorias implementadas na versão distribuída em Portugal. No âmbito do projecto etoys-OLPC é autor da tradução portuguesa (Português Europeu) da interface e dos guias rápidos que são distribuídos pela Universidade de Illinois, através do portal http://www.etoysillinois.org/;

Autor, conceptor e dinamizador do primeiro curso em linha em Portugal, destinado a crianças, com suporte nas Tecnologias de Informação e Comunicação, a funcionar desde 2002 em www.nonio.uminho.pt/cursos/paint.
Autor e responsável pelo portal Squeaklândia (www.squeaklandia.pt) dedicado à dinamização, formação em linha e promoção da utilização do Squeak, em Portugal.

Experiência de realização e produção audiovisual digital, a título gracioso, de concertos de música popular (Grupo Coral Paroquial de Lustosa – Lousada; Escola de Música Ritmo - Amarante) e de exposições do Escultor Carlos Costa (Carlos Costa: 25 anos de esculturas – Freamunde; Leonardo Coimbra - Lixa)
Entre 2008 e 2010 dinamizou palestras sobre Segurança na Internet em diversas localidades, nomeadamente em Amarante, Amares, Barcelos, Braga, Celorico de Basto, Darque, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Viana do Castelo, Vila do Conde, vila Nova de Famalicão, Vila Verde.

Colaborador do grupo TIC incluído no Programa de Enriquecimento nos Domínios de Aptidão, Interesse e Socialização (PEDAIS) da Associação Nacional de Apoio e Intervenção na Sobredotação (ANEIS).

Em 2008 integrou a equipa de estudo das Competências TIC liderada pelo Professor Doutor Fernando Albuquerque Costa da Universidade de Lisboa, que enquadrou a Certificação de Competências TIC dos Docentes do Ensino Básico e Secundário definidas pela Portaria n.º 731/2009, em cumprimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 137/2007, de 18 de Setembro

Publicações mais recentes

Bento, R., Carvalho, C., & Valente, L. (2013). Physical Etoys como interface de programação da placa arduino: relato de um projeto no ensino secundário. In M. J. Gomes, A. J. Osório, A. Ramos, B. D. Silva & L. Valente (Eds.), Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere (pp. 887-902). Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Costa, F. A., Rodrigues, Â., Peralta, M. H., Cruz, E., Reis, O., Ramos, J. L., et al. (2008). Estudo de Implementação do Projecto `Competências TIC´ do Plano Tecnológico da Educação (Vol. I). Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).

Costa, F. A., Rodrigues, Â., Peralta, M. H., Cruz, E., Reis, O., Ramos, J. L., et al. (2009). Competências TIC. Estudo de Implementação. (Vol. II). Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).

Freitas, C. V. d., & Valente, L. (2004). Criando Ambientes de Aprendizagem Flexíveis: Utilizando a Fle3. Proformar, 5.

Freitas, C. V., & Valente, L. (2001). Uses of the Internet in Portugal. Educational Technology Research and Development, 49(4), 117-120.

Gomes, M. J., Osório, A. J., Ramos, A., Silva, B. D., & Valente, L. (Eds.). (2013). Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere (1.ª ed.). Braga, Portugal: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Gomes, M. J., Valente, L., & Dias, P. (2007). Promoção de comportamentos seguros na internet: um estudo de caso. Actas de Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.

Gomes, M. J., Valente, L., & Dias, P. (2008, 26, 27 e 28 de Abril). Seguranet – Um levantamento exploratório das práticas de risco dos jovens portugueses no uso da Internet. Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para sucesso: políticas e actores, Funchal, Madeira.

Miranda, M., Valente, L., Machado, M. J., Vallescar, D. d., Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2008). Comunidades na Moodle: Projectos, Dinâmicas e Intencionalidades. Actas de Comunidades de Aprendizagem Moodle (Caldas Moodle'08), Caldas da Rainha.

Monteiro, A. F., Osório, A. J., & Valente, L. (2010). “It has to be about me”: Youngsters’ perspectives on online uses, opportunities and risks. Comunicação apresentada a: e-Youth: balancing between opportunities and risks?

Osório, A. J., Ramos, A., & Valente, L. (2005). Competências básicas em tecnologias de informação: reflexões sobre uma estratégia de promoção da cidadania. In B. D. Siva & L. A. Almeida (Eds.), Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia (pp. 1051-1060). Braga: Universidade do Minho.

Ramos, A., Martins, A. P., Osório, A. J., Araújo, C. L., Valente, L., Meirinhos, M. (2012). Projeto Pigafetta. Projeto de investigação Utilização educativa do computador Magalhães no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Norte de Portugal: Relatório global final. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Valente, L. (1997). Histórias Para Aprender. Actas do Encontro Novas Tecnologias e Aprendizagem, ESE, Bragança.

Valente, L. (2001). SPAC - Espaço e Estrutura (CD-ROM). Lisboa: Ministério da Educação.

Valente, L. (2008, 20 de Mar.). A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação. O Abelhudo.

Valente, L. (2009). Recursos Digitais para Utilização em Contexto Educativo: A Cana ou o Peixe? Actas da VI conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Challenges 2009, Braga.

Valente, L. (2010). Os Meus Projectos Squeak: Criar, aprender, ensinar. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.

Valente, L. (2012). Programar com Squeak Etoys é fixe! In Instituto de Educação, Universidade do Minho (Ed.), [panfleto]. Braga: Universidade do Minho.
Valente, L. (2012). Homo Sapiens Digital com manias de Sapiens Sapiens. In P. Dias & A. J. Osório (Eds.), TIC na Educação: Perspetivas de Inovação (pp. 119-129). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.

Valente, L., & Escudeiro, P. (2008). Práticas de Avaliação Online. In A. A. S. Dias & M. J. Gomes (Eds.), E-Conteúdos Para E-Formadores (pp. 151-166). Guimarães: TecMinho.

Valente, L., & Moreira, P. (2007). Moodle: moda, mania ou inovação na formação? – Testemunhos do Centro de Competência da Universidade do Minho. Actas de Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.

Valente, L., & Osório, A. (2008). Squeak, an Invisible Laboratory for Teachers as Learners. In L. M. Camarinha-Matos & W. Picard (Eds.), Pervasive Collaborative Networks (Vol. 283, pp. 333-340). Boston: Springer.

Valente, L., & Osório, A. J. (2007). Programar uma corrida com o squeak. In P. Pequito & A. Pinheiro (Eds.), Quem aprende mais? Reflexões sobre a Educação de Infância. Cianei 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (pp. 861-862). Porto: Gailivro.

Valente, L., & Osório, A. J. (2007). Recursos on-line facilitadores da integração das TIC na aprendizagem das crianças. In A. J. Osório & M. d. P. V. Puga (Eds.), As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola (Vol. 2, pp. 25-36). Braga: UM - Metaforma.

Valente, L., & Osório, A. J. (2007). Squeaklândia. Actas de Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.

Valente, L., & Osório, A. J. (2008). Squeaklândia, uma Comunidade para a Web 2.x. Actas do Encontro Sobre Web 2.0, Braga.

Valente, L., & Osório, A. J. (2009). Squeak: pilotagem na sala de aula com o computador Magalhães. Proceedings of the XI International Symposium on Computers in Education (SIIE’09), Coimbra.

Valente, L., & Osório, A. J. (2009). What if You Created Your Own Digital Adventurers Park? Proceedings of the Conference on Creating, Connecting and Collaborating through Computing (C5) 2009, Kyoto, Japan.

Valente, L., & Osório, A. J. (2010). Empowering Children through Computer Programming. Comunicação apresentada a: e-Youth: balancing between opportunities and risks?

Valente, L., Brochado, A., Meireles, G., Mendo, H., Ferreira, L., Sousa, M., et al. (Eds.). (2009). O Mocho: Estórias de um Jornal Escolar. Lixa: Agrup. Dr. Leonardo Coimbra.

Valente, L., Magalhães, A. I., Silveira, C., Santos, C., Ferreira, L., & Sousa, M. (2010). O Mocho: Caminhando se faz caminho. Lixa: Agrupamento Vertical Dr. leonardo Coimbra.

Valente, L., Moreira, P., & Dias, P. (2009). Moodle: Moda, Mania ou Inovação na Formação? In L. Alves, D. Barros & A. Okada (Eds.), Moodle - Estratégias pedagógicas e estudos de caso (pp. 35-54). Salvador - BA: Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Valente, L., Osório, A. J., & Dias, P. (2007). Pintura Digital On-Line: Cursos e Recursos Para Crianças e Adultos. Actas de Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Braga.

Valente, L., Osório, A. J., & Dias, P. (2008). Pintura Digital On-Line: Cursos e Recursos Para Crianças e Adultos (texto actualizado). In P. Dias & A. J. Osório (Eds.), Ambientes Educativos Emergentes (pp. 143-158). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.

Valente, L., Osório, A. J., & Dias, P. (2009). Squeak para o Magalhães: pilotagem na sala de aula do Primeiro Ciclo. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.

Varela, L., Valente, L., Tinoca, L., & Kearney, C. (2013). KeyCoNet. Peer Learning Visit Report: 22-23 October 2012: Spain. Brussels: European Schoolnet.