Publicações

2011


- Integração das TIC na educação: O caso do Squeak Etoys.

Valente, A. L. (2011). Integração das TIC na educação: o caso do Squeak Etoys. (Tese de Doutoramento), Universidade do Minho, Braga.
pdf

- Homo Sapiens digital com manias de Sapiens Sapiens.

Valente, A. L. (2011). Homo Sapiens digital com manias de Sapiens Sapiens. In P. Dias & A. J. Osório (Eds.), VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011: Perspectivas de Inovação (2 ed., pp. 678-684). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

- Crio & Aprendo com os meus recursos digitais.

Valente, A. L., Fonseca, L., Ferreira, L., Sousa, M., Silva, I., Cavadas, J., et al. (2011). Crio & Aprendo com os meus recursos digitais. In P. Dias & A. J. Osório (Eds.), VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011: Perspectivas de Inovação (2 ed., pp. 1881-1882). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

2010


- Empowering Children through Computer Programming.

Valente, L., & Osório, A. J. (2010). Empowering Children through Computer Programming. [Comunicação] e-Youth: balancing between opportunities and risks?, Antwerpen.
pdf

- O Mocho: Caminhando se faz caminho.

Valente, L., Magalhães, A. I., Silveira, C., Santos, C., Ferreira, L., & Sousa, M. (Eds.). (2010). O Mocho: Caminhando se faz caminho. Lixa: Agrupamento Vertical Dr. Leonardo Coimbra.
pdf

- Os Meus Projectos Squeak: Criar, aprender, ensinar.

Valente, L. (2010). Os Meus Projectos Squeak: Criar, aprender, ensinar. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

- "It has to be about me": Youngsters' perspectives on online uses, opportunities and risks.

Monteiro, A. F., Osório, A. J., & Valente, L. (2010). "It has to be about me": Youngsters' perspectives on online uses, opportunities and risks. [Comunicação] e-Youth: balancing between opportunities and risks?, Antwerpen.

2009
- O Mocho: Estórias de um Jornal Escolar.

Valente, L., Brochado, A., Meireles, G., Mendo, H., Ferreira, L., Sousa, M., et al. (Eds.). (2009). O Mocho: Estórias de um Jornal Escolar. Lixa: Agrup. Dr. Leonardo Coimbra.
pdf

- Recursos Digitais para Utilização em Contexto Educativo: A Cana ou o Peixe?

Valente, L. (2009). Recursos Digitais para Utilização em Contexto Educativo: A Cana ou o Peixe? VI conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Challenges 2009, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

- Squeak para o Magalhães: pilotagem na sala de aula do Primeiro Ciclo.

Valente, L., Osório, A. J., & Dias, P. (2009). Squeak para o Magalhães: pilotagem na sala de aula do Primeiro Ciclo. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.

- What if You Created Your Own Digital Adventurers' Park?

Valente, L., & Osório, A. J. (2009). What if You Created Your Own Digital Adventurers' Park? Conference on Creating, Connecting and Collaborating through Computing (C5) 2009, Kyoto, Japan: IEEE.
pdf

- Squeak: pilotagem na sala de aula com o computador Magalhães.

Valente, L., & Osório, A. J. (2009). Squeak: pilotagem na sala de aula com o computador Magalhães. XI International Symposium on Computers in Education (SIIE'09), Coimbra: FCT, Universidade de Coimbra.
pdf

- Moodle: Moda, Mania ou Inovação na Formação?

Valente, L., Moreira, P., & Dias, P. (2009). Moodle: Moda, Mania ou Inovação na Formação? In L. Alves, D. Barros & A. Okada (Eds.), Moodle - Estratégias pedagógicas e estudos de caso (pp. 35-54). Salvador - BA: Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
pdf

2008
- Práticas de Avaliação Online.

Valente, L., & Escudeiro, P. (2008). Práticas de Avaliação Online. In A. A. S. Dias & M. J. Gomes (Eds.), E-Conteúdos Para E-Formadores (pp. 151-166). Guimarães: TecMinho.
pdf

- A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Valente, L. (2008, 20 de Mar.). A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação, O Abelhudo.
pdf

- Comunidades na Moodle: Projectos, Dinâmicas e Intencionalidades.

Miranda, M., Valente, L., Machado, M. J., Vallescar, D. d., Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2008). Comunidades na Moodle: Projectos, Dinâmicas e Intencionalidades. Comunidades de Aprendizagem Moodle (Caldas Moodle'08), Caldas da Rainha: EDUCOM.
pdf

- Seguranet – Um levantamento exploratório das práticas de risco dos jovens portugueses no uso da Internet.

Gomes, M. J., Valente, L., & Dias, P. (2008). Seguranet – Um levantamento exploratório das práticas de risco dos jovens portugueses no uso da Internet. IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para sucesso: políticas e actores (pp. 849-858). Funchal, Madeira: Universidade da Madeira.
pdf

- Pintura Digital On-Line: Cursos e Recursos Para Crianças e Adultos (Actualizado).

Valente, L., Osório, A. J., & Dias, P. (2008). Pintura Digital On-Line: Cursos e Recursos Para Crianças e Adultos [versão actualizada]. In P. Dias & A. J. Osório (Eds.), Ambientes Educativos Emergentes (2.ª ed., pp. 143-158). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

- Squeaklândia, uma Comunidade para a Web 2.x.

Valente, L., & Osório, A. J. (2008). Squeaklândia, uma Comunidade para a Web 2.x. Encontro Sobre Web 2.0, Braga: Universidade do Minho - CIEd.
pdf

- Squeak, an Invisible Laboratory for Teachers as Learners.

Valente, L., & Osório, A. (2008). Squeak, an Invisible Laboratory for Teachers as Learners. In L. M. Camarinha-Matos & W. Picard (Eds.), Pervasive Collaborative Networks (Vol. 283, pp. 333-340). Boston: Springer.
pdf

2007
- Programar uma corrida com o Squeak.

Valente, L., & Osório, A. J. (2007). Programar uma corrida com o squeak. In P. Pequito & A. Pinheiro (Eds.), Quem aprende mais? Reflexões sobre a Educação de Infância. Cianei 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (pp. 861-862). Porto: Gailivro.
pdf

- Recursos on-line facilitadores da integração das TIC na aprendizagem das crianças.

Valente, L., & Osório, A. J. (2007). Recursos on-line facilitadores da integração das TIC na aprendizagem das crianças. In A. J. Osório & M. d. P. V. Puga (Eds.), As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola (Vol. 2, pp. 25-36). Braga: UM - Metaforma.

- Squeaklândia.

Valente, L., & Osório, A. J. (2007). Squeaklândia. Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

Pintura Digital On-Line: Cursos e Recursos Para Crianças e Adultos.

Valente, L., Osório, A. J., & Dias, P. (2007). Pintura Digital On-Line: Cursos e Recursos Para Crianças e Adultos. Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
transferir pdf

- Pintura Digital On-Line: Cursos e Recursos Para Crianças e Adultos.

Valente, L., Osório, A. J., & Dias, P. (2007). Pintura Digital On-Line: Cursos e Recursos Para Crianças e Adultos. Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

- Promoção de comportamentos seguros na internet: um estudo de caso

Gomes, M. J., Valente, L., & Dias, P. (2007). Promoção de comportamentos seguros na internet: um estudo de caso. In P. Dias, A. J. Osório & B. D. d. Silva (Eds.), Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 768-780). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

- Moodle: moda, mania ou inovação na formação? – Testemunhos do Centro de Competência da Universidade do Minho.

Valente, L., & Moreira, P. (2007). Moodle: moda, mania ou inovação na formação? – Testemunhos do Centro de Competência da Universidade do Minho. Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.
pdf

2006
- Recursos On-Line Facilitadores das TIC na Aprendizagem das Crianças.

Valente, L., & Osório, A. J. (2006). Recursos On-Line Facilitadores das TIC na Aprendizagem das Crianças. Proceedings of the 8th International Symposium on Computers in Education - SIIE '06 (Vol. 2, pp. 205-212). Léon, Espanha.
pdf

2005
- Competências básicas em tecnologias de informação: reflexões sobre uma estratégia de promoção da cidadania

Osório, A. J., Ramos, A., & Valente, L. (2005). Competências básicas em tecnologias de informação: reflexões sobre uma estratégia de promoção da cidadania. In B. D. Silva & L. A. Almeida (Eds.), Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia (pp. 1051-1060). Braga: Universidade do Minho.
pdf

2004
- Criando Ambientes de Aprendizagem Flexíveis: Utilizando a Fle3

Freitas, C. V. d., & Valente, L. (2004). Criando Ambientes de Aprendizagem Flexíveis: Utilizando a Fle3. Proformar, 5.
pdf

2002
- SPAC - Espaço e Estrutura: Software para a Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Version 1)

Valente, L. (2002). SPAC - Espaço e Estrutura: Software para a Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Version 1). Lisboa: DAPP - Ministério da Educação.

2001
- Perspectivas do acompanhamento de projectos de integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas do 1.º Ciclo.

Valente, L., Gomes, J. A., & Ferraz, N. (2001). Perspectivas do acompanhamento de projectos de integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas do 1.º Ciclo. In C. V. Freitas & P. Dias (Eds.), Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 963-975). Braga: Universidade do Minho.

- Espaço e Estrutura (CD-ROM).

Valente, L. (2001). SPAC - Espaço e Estrutura (CD-ROM). Lisboa: Ministério da Educação.

- Uses of the Internet in Portugal.

Freitas, C. V., & Valente, L. (2001). Uses of the Internet in Portugal. Educational Technology Research and Development, 49(4), 117-120.
pdf

2000
- Introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação em Escolas do 1.º Ciclo.

Valente, L., Gomes, J. A., & Ferraz, N. (2000). Introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação em Escolas do 1.º Ciclo. In A. Barca & M. Peralbo (Eds.), Revista Galego-Portuguesa de Psicopedagoxia e Educación (Vol. 4, n.º 6, pp. 240-246). Coruña: Universidade da Coruña.